Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis (8/11/2024)

 

No passado dia 8 de novembro, a Escola transformou-se num palco de criatividade e consciência ambiental, altura em que se celebrou o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis. A iniciativa "Troca por Troca", cuidadosamente organizada para comunidade escolar, convidou os alunos, encarregados de educação e demais elementos da ESARS, a participar numa experiência única de sustentabilidade e bem-estar alimentar.

Na bancada especialmente montada para o efeito, os participantes puderam trocar resíduos recicláveis por legumes frescos e fruta da época, doados pela Esars e por entidades locais: Quinta da Herdeira, agricultura biológica, Rute Algarvio e Frutaria Banha, do mercado Municipal da Cruz de Pau.

O momento alto da manhã foi o workshop de Alimentação Saudável, onde as professoras e a Dona Ana, responsável pelo refeitório, deliciaram todos os presentes com a confeção de sumos naturais e pratos nutritivos, alguns dos quais realizados com a polpa dos frutos usados nos sumos, apelando a boas práticas ambientais, promotoras de sustentabilidade e consciência alimentar.

A iniciativa, que contou com um entusiasmo contagiante por parte da comunidade escolar, demonstrou de forma criativa e pedagógica gestos que contribuem para um mundo mais sustentável e saudável.

Vários alunos manifestaram o desejo de ver esta iniciativa transformada num evento regular da vida escolar, sublinhando o impacto positivo da ação,

  • David Rosa, 7.º C - "Eu gostei muito desta atividade e acho que deveria ser feita mais vezes, porque nós reciclámos os resíduos de nossas casas e em troca recebemos muitos alimentos saudáveis".
  • Thaís Cremona, 7.º C - "Adorei a atividade e acho que nos incentivou a reciclar mais, as comidas estavam deliciosas, sobretudo a massa de legumes. Acho que esta atividade deveria ser feita todos os anos!".
  • Duarte Correia, 7.º C - "Foi uma atividade super divertida e diferente do habitual. Também gostei de ter contribuído para ajudar o ambiente e adoraria repeti-la."

Estas atividades realizadas em parceria, neste caso, PES, EECE e Eco-Escolas, apresentam resultados mais eficientes no cumprimento das Metas estabelecidas no Projeto Educativo de Escola e consequentemente, devem ser repetidas.

 

 

 

 

 

Torre da Marinha, 15 de novembro de 2024

                 A Direção