1 - O encarregado de educação acede ao GIAE, através da página da escola (www.esars.pt) ou (giae.esars.pt) e preencher os campos (Utilizador: eenúmero do aluno Palavra-passe: NIF do aluno/ Palavra-passe em uso) 

2 - Procede à verificação dos dados do seu educando, valida os dados pessoais , a opção da  frequência de EMRC no 8º, 9º e 11º anos e identifica as opções para frequência no 12º ano. 

Validar Consentimentos

O utente poderá dar os consentimentos, através da opção Meu Menu-Processo (ponto 1 e 2), separador Consentimentos (ponto 3).

Para dar o consentimento pretendido deve clicar na quadrícula respetiva (ponto 4).

Poderá ainda expandir, para visualizar o detalhe (ponto 5).

Conclua através do botão Guardar (ponto 7). Se efetuou autenticação no portal com o utilizador aluno, será necessário introduzir a palavra-passe do encarregado de educação (ponto 6).

 

 Os encarregados de educação que efetuaram a renovação através do Portal das Matrículas deverão fazer no GIAE a confirmação das opções no 12º ano e a opção da frequência de EMRC no 8º, 9º e 11º anos.

Os alunos em processo de realização de Exame/Prova de Equivalência à Frequência também efetuam a renovação através do GIAE no ano de escolaridade em que se encontram.  Caso o resultado das provas seja positivo, será feita matrícula no ano para o qual transitaram, através do portal das Matrículas, após a afixação das pautas finais (3 de agosto Ensino Secundário e 5 de agosto Ensino Básico).