Os registos de matrícula nos anos iniciais de ciclo, 7º e 10º anos de escolaridade, as renovações de matrícula e os pedidos de transferência de escola no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário decorrem a partir de 26 de junho.

 Se é Encarregado de Educação a matrícula do seu educando deve ser realizada, preferencialmente, no Portal das Matrículas, que lhe permite, mediante consentimento prévio, fornecer toda a informação e documentação necessária à instrução do processo de matrícula.

A presente aplicação permite o registo de renovação de matrícula e o pedido de transferência de escola dos alunos nos ensinos básico e secundário nas várias modalidades de ensino destinadas a joven

 

Para a matrícula de alunos provenientes do estrangeiro e matrículas de alunos que frequentaram em Portugal planos de estudos estrangeiros e para os quais seja necessário um processo de equivalência, após a submissão do processo de matrícula deve ser contactado o estabelecimento de educação e ensino de 1ª preferência para que se proceda ao pedido de equivalência.

Para matrículas para os ensinos básico ou secundário recorrente ou para outras ofertas educativas e formativas destinadas a adultos devem ser contactados os estabelecimentos de educação e ensino respetivos.

Para mais detalhes relativos aos procedimentos de matrícula ano letivo 2020/2021 consulte  as perguntas frequentes da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Para utilizar este serviço o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação:

  • Credenciais de acesso ao Portal das Finanças;                               

  • Cartão de Cidadão - Para a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão é necessário o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov (disponível em: https://autenticacao.gov.pt/fa/ajuda/autenticacaogovpt.aspx);   

  • Chave Móvel Digital - Para a autenticação com recurso à Chave Móvel Digital é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave. Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação em https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital ;

 

Portal das Matrículas

 

 

  

Calendário Escolar

 

 

  

EsARS#EmCasa

 

O Conselho Pedagógico da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira aprovou o Plano de Educação à Distância designado por EsARS@D.

 Plano de Educação à Distância- EsARS@D

Atualizado a 15-05-2020

 

Ligações Úteis - Alunos

   INFORMAÇÃO

 Decreto-Lei aprovado no Conselho de Ministros Suspensão das atividades letivas presenciais – 3.º período

 (seleção dos aspetos de maior relevância)

 
➢ Modo de Funcionamento do 3.º período:
  
  • O 3.º período começa a 14 de abril, sem atividades presenciais, continuando em vigor a modalidade de ensino à distância, tal como nas últimas duas semanas do segundo período.

 

  • Haverá avaliação do 3.º período, pelo que a todos os alunos será atribuída uma nota no final do ano (que, naturalmente, deve atender ao conhecimento que o professor tem do trabalho realizado por cada aluno ao longo do ano e às aprendizagens desenvolvidas, tendo em conta as circunstâncias específicas de realização do 3.º período).
 
➢ Ensino Básico:
               
  • As aulas terão lugar em regime não-presencial, ou à distância, até ao final do ano letivo.

 

  • Para complementar o ensino à distância por meios digitais, haverá módulos de ensino/aprendizagem através da televisão, utilizando o canal da RTP Memória, disponível na TDT, por cabo e por satélite. A emissão do #EstudoEmCasa, nome atribuído a este conjunto de conteúdos pedagógicos temáticos, arranca na segunda-feira, 20 de abril. Durante a próxima semana, as escolas prepararão as formas de utilizar este recurso, recebendo antecipadamente informação detalhada sobre os conteúdos e atividades a difundir.
 
 
➢ Ensino Secundário:
  
  • No dia 14 de abril as aulas começarão em regime não-presencial.

 

  • No 10.º ano, as aulas prosseguirão nesse regime até ao final do ano letivo.

 

  • As escolas vão estar preparadas para, se a evolução da situação epidemiológica o permitir, recomeçar as aulas presenciais do 11.º e 12.º anos após o final de abril.

 

  • Nos 11.º e 12.º anos, só haverá aulas presenciais das 22 disciplinas cujas provas finais são necessárias para o acesso ao ensino superior; nas outras disciplinas o ensino continuará a ser feito à distância.

 

  • No caso das vias profissionalizantes, nos termos a definir pelas escolas, as provas de aptidão poderão realizar-se em regime não presencial e as práticas em contexto de trabalho poderão ser substituídas por práticas simuladas, entre outras soluções.
             
 
➢ Provas e exames:
  
 
  • Não serão realizadas as provas de aferição, nem os exames do 9.º ano.

 

  • No ensino secundário serão realizados exames das 22 disciplinas cujas provas finais são necessárias para o acesso ao ensino superior.

 

  • Cada aluno só realiza os exames de que necessita para acesso ao ensino superior. Assim, a nota do exame só releva para este efeito, não contando para a avaliação das disciplinas do ensino secundário.

 

  • Novo calendário de exames, após a conclusão das aulas a 26 de junho: a 1.ª fase realiza-se entre 6 e 23 de julho; a 2.ª fase realiza-se de 1 a 7 de setembro.

 

  • As provas são ajustadas à possibilidade de escolha pelos alunos de itens/grupos em opção.
 
➢ Próximo ano letivo:
 
 
  • Serão desenvolvidas medidas e estratégias de recuperação das aprendizagens em todos os anos de escolaridade.

 

                 

Torre da Marinha, 9 de abril de 2020
O Diretor
Arnaldo Silva
  
Ligações Úteis
 

 
 
 

 

 

Atividades

O Despacho nº436-A/2017, de 6 de janeiro, vem criar o Orçamento Participativo das Escolas, permitindo aos alunos do 3º CEB e Secundário a apresentação de propostas que visam contribuir para a melhoria da sua escola.

Poderá ser consultada informação detalhada através do site https://opescolas.pt/

 No próximo dia 30 de janeiro, 5ª feira, pelas 18:30h, na Biblioteca da ESARS, será realizada uma Sessão Pública de Apresentação do Orçamento Participativo das Escolas – ESARS 2020, para a qual estão convidados todos os parceiros educativos.

 Contamos com a participação dos nossos alunos e de toda a comunidade educativa.

 

 O Diretor

Arnaldo Silva 

 Modelo
para proponentes 2020  
Consultar Legislação